O nascimento, vida e morte das estrelas: O diagrama HR (Hertsprung-Russell)
Nesse link vocês podem visualizar a evolução das estrelas desde o nascimento até sua morte, uma sequência que depende da massa da estrela em questão. Nosso Sol é uma estrela amarela de 5ª grandeza, situada na diagonal principal do diagrama. Sua evolução será para uma estrela vermelha dentro de cêrca de seis bilhões de anos.
Astronomia e o Sistema Solar
Neste link há um texto excelente do prof. João Canalle recomendado também no link telescopionaescola, onde ele aborda a história da Astronomia, enfocando os modelos planetários desde a Antiguidade até o modelo heliocêntrico para o Sistema Solar. A ênfase é sobre os cientistas que sucederam Galileu Galilei até Isaac Newton. Um resumo etimólogico sobre os nomes presentes no Sistema Solar e a construção de uma luneta galileana e alguns fatos históricos interessantes também fazem parte do texto.
Distância estelar, paralaxe e luminosidade (texto sobre Optica e Ondulatória)
Neste texto dos profs. Fernandes, Kanaan e Gomes, (UFSC) há uma resenha excelente mostrando a evolução da Astronomia como ciência de observação posicional até a Astrofísica atual, com o nascimento e evolução da Espectroscopia paralela ao crescimento e sofisticação dos telescópios refletores a partir de Newton. O texto é denso e direto, na parte referente à Ótica Física, mas mantém os conceitos dentro do nível do Ensino Médio. A paralaxe estelar necessária para medir as distâncias estelares que já tratamos em sala de aula, é vista e encaminhada ao próximo passo que é a paralaxe espectroscópica (estrelas cefeidas e semelhantes).
Vídeos sobre Astronomia
Processo Urca
Albert Einstein e sua Biografia
2011
Menina de 10 anos descobre uma supernova
Com esperteza e o auxílio do telescópio da família a menina canadense Kathryn Gray é a mais jovem descobridora de uma supernova ou estrela que explodiu. A supernova está na constelação da Girafa (Camelopardalis) a 240 milhões de anos-luz de distância. Consulte o link acima. A descoberta ocorreu no último domingo (02/jan/2011).
Lista de Energia
As dez maiores descobertas científicas da década
Conforme a revista Science, entre as dez maiores descobertas citadas está a composição do Universo:
tudo o que vemos e chamamos de matéria corresponde a 4,56% do total. O restante, que é a maior parte fica assim: 22,7% é matéria escura e 72,8% é a energia escura, que não temos a menor idéia do que seja !
Lista de Energia
Imagens da Lista
Nasa lança sonda Juno para explorar o planeta Júpiter
A Nasa lançou nesta sexta-feira (5/8/11) às13h25 (horário de Brasília) a sonda de exploração espacial Juno em direção a Júpiter, a fim de tentar melhor compreender como se formou este enorme planeta gasoso e, por extensão, a origem dos outros planetas do Sistema Solar. A contagem foi interrompida por conta de um problema de última hora por um vazamento de gás hélio no foguete que transportou a sonda.
Juno, impulsionada por energia solar e avaliada em 1,1 bilhão de dólares, vai viver uma odisseia de cinco anos em direção ao mais maciço dos planetas do sistema solar. Centenas de cientistas e seus familiares acompanharam o lançamento, torcendo e gritando "Vai Juno!", enquanto o foguete subia em direção ao espaço.
O equipamento foi desenhado para viajar pelo o espaço a bordo do foguete Atlas V. Depois de decolar de Cabo Canaveral, na Flórida, Juno se encontra "a cinco anos e 2,8 bilhões de quilômetros de Júpiter", afirmou a Nasa. Seu nome representa a deusa que, na mitologia romana, é ao mesmo tempo mulher e irmã de Júpiter, e também símbolo da maternidade e da família. Ela também levará de carona três bonequinhos Lego, parte de uma campanha para conscientizar o público da importância da pesquisa científica.
2012
Astrônomos flagram buraco negro destroçando uma estrela
Um evento muito divulgado, mas que é difícil de observar no momento em que ocorre, acaba de ser observado e documentado: em maio de 2010, astrônomos da Universidade Johns Hopkins observaram, através do telescópio Pan-STARSS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System), no Havaí, um brilho luminoso repentino na galáxia (de coordenadas R.A., αJ2000 = 16 h 09 min 28.296 s; declinação, δJ2000 = +53° 40
A imagem mostra no alto à esquerda a galáxia em 2009, no alto à direita a mesma galáxia em julho de 2010. Embaixo à esquerda o brilho da galáxia antes do clarão de 2010 e embaixo à direita o núcleo da galáxia entre junho e agosto de 2010. (Creditos: NASA, S. Gezari (JHU), A. Rest (STScI), and R. Chornock (Harvard-Smithsonian CfA)
2014
Relação das 88 constelações oficiais conforme a União Astronômica Internacional (IUA)
Esta página da Wikipédia lista as constelações astronômicas oficiais da IUA.
Semelhante à geografia terrestre, a esfera celeste é repartida em oitenta e oito partes chamadas de constelações, à semelhança dos países e mares que preenchem a superfície da Terra. A superfície imaginária da esfera celeste corresponde à distribuição das cerca de 10 000 estrelas de brilho até a 6ª grandeza que puderam ser visualizadas desde a Antiguidade até hoje. É preciso notar que para os habitantes do hemisfério sul, as constelações tradicionais da Grécia Antiga são vistas invertidas no céu (de ponta cabeça).
É interessante instalar um dos planisférios 3D sugeridos no pé desta mesma página da Wikipédia. Seguindo os links da página podemos chegar ao local onde estão os programas de cada planisfério. Aqui estão, a título de exemplo, dois instaladores do planisfério Celestia em português e em inglês.
Um planisfério segundo a projeção de Mercator (nova versão INPE) também é muito útil. O endereço mais completo das 88 constelações com as coordenadas RA e declinação das principais estrelas em cada constelação, está neste link.
EscolaEmygdio1
EscolaEmygdio2
EscolaAlmeidaJr01
EscolaAlmeidaJr02
MobileEstrelas(só para unidades de medida)
MobileEstrelas(imprimir windows photo gallery ou linux)
Nasa lança cápsula Órion em primeiro teste para futura missão tripulada até o planeta Marte
Foi lançada dia 5 de dezembro de 2014, às 7h05 min - hora local, do Cabo Canaveral na Florida nos EUA, a cápsula Órion montada no topo de um foguete lançador Delta IV. A cápsula sem tripulação a bordo, deu duas voltas em torno da Terra, a uma altitude de 5 800 km, e retornou aterrisando no Oceano Pacífico, com auxílio de paraquedas. Com diâmetro de 4,2 m e altura de 3,3 m trata-se da maior cápsula construida até o momento, e é um dos primeiros passos (bem sucedido) de uma futura missão tripulada até o planeta Marte, passando pela Lua.
2015
O Céu que nos envolve - Uma introdução à Astronomia
Um excelente texto de introdução à Astronomia feito por professores do IAG - USP. Neste mesma página, do IAG-USP, há outros textos versando sobre Astronomia disponíveis para download.
A Experiência de Cavendish - O nascimento da Astrofísica
Neste texto do blog do Prof. Carlos Fiolhais, são descritos muitos fatos relativos à experiência de Henry Cavendish, cujo resultado permitiu calcular a massa da Terra e de outros astros do Sistema Solar, caracterizando o surgimento da Astrofísica, união da Astronomia com a Física. Neste blog há, também, outros temas de grande interesse para o estudo da Física.
Uma visão mais ampla de vários campos de atuação da Física contemporânea podem ser obtida neste link da enciclopédia Wiki.
Termodinâmica e a História do Calor
Neste link está uma série sobre o estudo do calor feito pela BBC com o título de Absolute Zero (Zero Absoluto) em dois capítulos: o primeiro e o segundo. No final vemos o nascimento da supercondutividade e os fenômenos a ela correlacionados. Aqui está um pequeno documentário sobre James Watt e a Máquina a Vapor. Nesta página estão vários documentários sobre máquinas a vapor.
O.B.A. - Olimpíada Brasileira de Astronomia 2021
Simulado OBA
Para você testar seus conhecimentos de Astronomia. O link do simulado é para Android com nível de Ensino Médio, e também para Fund. II (7ª e 8ª séries - nível 3), e para 5ª e 6ª séries(nível 2), e também as demais séries. Leia o texto do link na íntegra. Leia os textos em formato PDF linkados aqui no blog antes de fazer o simulado. Se não puder, faça a leitura durante ou após o teste.
Downloads
Veja aqui principalmente os vídeos da OBA 2020 e anteriores. Consulte os artigos em PDF para ver algum detalhe da Olimpíada caso tenha curiosidade.
Bibliografia
Baixe e consulte aqui os textos em PDF utilizados como base da Olimpíada. "O Céu que nos envolve" tem um link acima em 2015.
Prova OBA de 2020 e anos anteriores
Provas OBA de 2020 e anos anteriores
Outras provas OBA de todas as séries. O Ensino Fundamental II (5ª a 8ª séries) tem provas do nível 3, o Ensino Médio (todas as séries) tem provas de nível 4.
No link das 88 constelações do Ano 2014 acima, e nos links seguintes existe material sobre a esfera celeste e constelações.
Planisfério para todas as latitudes
Trabalho sobre as Constelações
Use o Planisfério Mercator e os mapas das constelações:
o auxiliar e o completo (RA e Declinação).
LANIAKEA
Nosso endereço maior no Universo
Publicado com grande divulgação na mídia mundial, um estudo recente feito pelos astronomos da Universidade do Havaí, liderados por R. Brent Tully, mostra que nosso Super Aglomerado Local de Galáxias localizado em Virgo, pertence a um complexo ainda maior, com raio na ordem de bilhões de anos-luz, intitulado Laniakea ("Paraíso imensurável" - em havaiano). Aqui temos uma pequena comparação do tamanho em escala a partir da Terra e astros mais próximos.