Trabalho - Constelações - 2

Instruções para fazer um gabarito sobre a folha quadriculada

Uma vez feita a marcação na folha de papel almaço quadriculada conforme a ilustração dada acima:
Na folha quadriculada na parte horizontal (hora) lembre que você só vai avançar para a esquerda os minutos. Exemplo 5h 45min 25s indica que a folha quadriculada automaticamente começa em 5h (à direita ) e termina em 6h (à esquerda). Na prática você só avança os minutos na linha horizontal (dos 45 quadradinhos). Na vertical se for dado: -12° 33´ você lembra que começa com zero encima e vai até 10° na parte de baixo (são 60 quadrados- cada 6 quadrados valem 1°. Na prática a folha quadriculada trabalha com o valor em graus sem o múltiplo de 10° ou seja -12° 33´ subtrai  10° e fica 2° 33´ para baixo a partir do alto da folha quadriculada. Se fosse por exemplo 38°40´20´´ (valor positivo= contar para cima) tire 30° e conte 8° 40´de baixo para cima. Lembre-se: -12° 33´ é 12°33´ Sul  (para baixo) e 38°40´é 38°40´ Norte (para cima) a partir da linha do Equador. Na prática sempre tire o múltiplo de 10° e o valor inteiro de horas, para colocar o ponto na folha quadriculada. Pode conferir nos quadradinhos do Planisfério celeste de Mercator que valem 10° na vertical e 60 minutos na horizontal.
Como exemplo vamos mostrar as duas estrelas que formam os braços da figura da constelação de Órion:


Não é necessário colocar os valores de RA e Dec na folha quadriculada. Basta colocar o nome e o brilho (alfa, beta etc). Note que Betelgeuse e Bellatrix estão acima do Equador celeste e na vertical contamos de baixo para cima(escala vertical na esquerda). Na próxima parte (Trabalho - Constelações -3) vamos utilizar a escala da direita (que está oculta) e conta de cima para baixo. O ideal é marcar a lápis os pontos coordenados das estrelas no gabarito acima e transferir para uma folha sem marcação do mesmo tamanho, utilizando uma ponta de agulha ou prego pequeno para furar a folha de baixo. Apague os pontos que foram feitos e passe ao próximo quadrante com o mesmo gabarito. Assim com uma folha de gabarito você consegue fazer toda a sua constelação.
Outra maneira é usar canetinhas hidrográficas de várias cores. Num exemplo, se sua constelação precisar de 4 folhas de gabarito para colocar todas as estrelas, utilize um só gabarito e marque nele as estrelas da primeira folha ou gabarito com canetinha preta, as estrelas da segunda folha com canetinha vermelha, as estrelas da terceira folha com canetinha verde e as estrelas da quarta folha com canetinha azul. Tudo isso numa só folha de gabarito.  Depois é só passar para as folhas de sulfite (4 folhas no caso) furando cada folha conforme a cor utilizada para marcar a posição das estrelas: 1ª folha=preto, 2ª folha=vermelho, 3ª folha=verde, 4ª folha=azul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário